A Direcção do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Vidreira, tem o prazer de o(a) convidar e à sua família para assistir às comemorações do 89º Aniversário do 18 de Janeiro de 1934.

Com os melhores cumprimentos,
A Direcção

“Foram bem difíceis os Anos 30 para os Operários da Marinha Grande! Anos de crise na indústria vidreira! Anos de desemprego! Anos de fome! Depois do golpe militar de 28 de Maio de 1926 instaurou o governo da Ditadura Nacional e vai criar-se um regime totalitário que instaura a censura à imprensa, cria uma polícia inquisitorial e impõe medidas de repressão, que vieram oprimir as classes trabalhadoras. É neste clima de opressão, miséria e revolta que, na madrugada de 18 Janeiro de 1934, os vidreiros da Marinha Grande saem à rua, de armas na mão. Da repressão que se seguiu, resultaram centenas de prisioneiros que foram encher os cárceres fascistas. Mas podemos dizer, o “18 de Janeiro” traduz o espirito da independência do Movimento Sindical face ao Estado. Em 18 Janeiro de 1934, os vidreiros da Marinha Grande prestaram, com a sua heróica acção, um grande serviço a todos operários portugueses. Agradecemo-lo, aproveitando todas as lições que ele encerra.”

(Excerto do Norberto Barroca)